3.06.2012

Vontade


Como eu gostaria, um dia, sei lá, 
musicar certas emoções;
Talvez eu conseguiria expressar,
alguns sentimentos iletrados,
em poéticas canções;
Ah, se a mim fosse dado esse talento, 
eu viveria de sons,
e para cada sensação: coleções;
Eu queria falar em versos cantados,
recitar ritimadas percepções;
Mas apenas sonetos parados e mudos
Minh'alma compõe.

As vezes me dá vontade de gritar, pleonasticamente alto, e ensurdecer alguém além de mim, porque tanto já berrei comigo, que hoje nem a mim escuto. Na dificuldade de falar, ou de subjulgar a compreensão alheia, gostaria de cantar, e quem sabe melodiar sentimentos agradáveis aos ouvidos sem medo da incoerência.
 Adimiro quem faz dessa arte seu porta-voz; Como eu gostaria de não ser musicalmente estéril e fazer do simples: canções.

Cultura

Cessa o teu canto!
Cessa, que, enquanto
O ouvi, ouvia
Uma outra voz
Com que vindo
Nos interstícios
Do brando encanto
Com que o teu canto
Vinha até nós.

Ouvi-te e ouvi-a
No mesmo tempo
E diferentes
Juntas cantar.
E a melodia
Que não havia.
Se agora a lembro,
Faz-me chorar. 


Fernando Pessoa, in 'Cancioneiro'

Um comentário:

  1. Vc já faz isso, Pin. Vc pode não saber...de tão sabido que se está! Mas você canta com as palavras, e a melodia é quem lê que dá!

    ResponderExcluir