2.12.2013

Paz em conflitos



Então o que é ter coerência se o certo é seguir na contramão do mundo? O que é ser razoável se a fé nos impulsiona a crer no que não se vê? Me diga você! Preciso entender como prosseguir na convicção de que o tudo errado pode ser o certo, preciso aprender a descansar no momento em que lembrar de esquecer me torna refém do passado que vive no fim. Alguém pode me ensinar a prudência das atitudes e a sabedoria do silêncio? Será que um dia conseguirei fazer com que minhas convicções espirituais se revelem em práticas? Nesse conflito de ser duas em um mesmo corpo me enlouqueço. Minh'alma e espírito brigam por um também de dois... que de tanto oscilar se multiplica em vários que em nada se parece com o um que conheci. Me tento a continuar olhando para o alvo que só se esquiva da flecha lançada.

E ouvir que nem tudo que está dando certo é certo e nem tudo que dá errado deixa de ser certo me condiciona a prosseguir insanamente sã. Crer é até consolador, mas se permitir silêncio em processos, onde a alma grita por socorro e as atitudes quase ganham vida própria é um desafio. Se você já passou por situações parecidas, se já precisou seguir convícto de que o errado também faz parte do propósito... então me ajude. A inconstância é inversamente proporcional a fé, e para tanto, preciso não mais olhar para a água, não mais me permitir afundar mesmo depois de uma palavra de Deus, mesmo depois de um: vem e anda! Não posso mais ceder ao que vejo, nem me entregar a vaidade da decisão. Se você apenas amar Isaque... Deus o requerirá! E então será necessário muita fé para ter fé.

Como então amar a Deus acima de todas as coisas na prática? Como amar o próximo sendo ele seu principal motivo de dor? Como obedecer os processos? Não, não... não me venha com respostas prontas de que é preciso vigiar, orar, jejuar... porque isso é para quem crê! Quero saber o que fazer quando a fé passa a ser questionada, quando ela se torna um divisor de: ou ande sobre as águas ou afunde nelas. Quero saber quando a oscilação compromete a saúde, a alma e questiona o Espírito.

Se você sempre foi constante, me ensine! Porque tenho vivido pela misericórdia, impulsionada a questionar, essa minha condição medíocre de uma cristã que por crer de mais na promessa se perdeu nela. A graça que me permite continuar me constrange a somente crer. Crer que a fé não me responderá à luz de meus anseios mas ao cumprimento da vontade perfeita do Pai. E se tudo precisou dar errado para que eu esteja dentro desse propósito, então que meus conflitos sejam pelo menos o combustível que me conduzirá à falta de respostas necessárias para que confiar seja verdadeiramente pautado naquilo que não vejo mas espero.

Quanto a sua ajuda, apenas ande junto comigo porque nessa vida fomos chamados para que o testemunho sirva de consolo e esperança. No momento, angústias de processo de um alguém comum que conflita como você. E a resposta para tudo isso? Não há remédio mediatista, nem tão pouco uma solução instantânea, mas há um Deus que cura através da dor. Um Deus que nos permite sofrer o dano de nos esvaziarmos de nós mesmos para que Ele cresça, e finalmente propiciar o bom e agradável amanhã. Se seu Isaque também precisou ser sacrificado, lembre de se questionar onde estava seu coração. Quem sabe... a caminhada até o sacrifício seja o  grande momento de conversão e Isaque um mero instrumento...

E se a sabedoria que almejo, a prudência que busco e toda a constância paciente está propositadamente embutida no conflito, então que seja o questionar minha morada, meus psiquês espirituais minha resposta à permanência livre que me torna refém da presença de um Deus que tudo sabe e inteligentemente nem tudo revela. Um bom caminhar a todos nós. Que a briga constante da carne contra o Espírito seja apenas o despertar de uma consciência: Somos eternos conflitos humanamente ambulantes, mas que essa disputa apenas nos tire da inércia terreno-espiritual e nos conduza à paz em meio a tantas guerras.

2 comentários:

  1. Ao SE questionar, ao SE enfrentar, vc SE achou. É essa a resposta! É mesmo sem ter algumas respostas DECIDIR confiar, Pin.
    Keep walking!

    ResponderExcluir